Este é mais um artigo da série "Passos para escrever uma novela romântica", que abarca as diversas fases do processo de escrita, desde a ideia até a revisão.
Assim como os personagens possuem um arco dramático - passam por altos e baixos ao longo da história -
a história também tem o seu próprio arco. E a maneira de organizá-lo e conduzi-lo faz a diferença na qualidade do resultado final da história.
Este artigo mostra cada uma das partes desse arco, com explicações detalhadas de como encaminhar cada um.
Artigo original: Arco Dramático de la Historia
ARCO DRAMÁTICO DA HISTÓRIA
Nesta série de Passos para escrever uma novela romântica já falamos do planejamento visual, dos personagens da novela romântica e seus arcos dramáticos.
Hoje falaremos do Arco Dramático da História.
Uma história nunca está quieta, deve mudar a cada momento. Essas contínuas mudanças são a trama da história. Esta trama é formada por cada coisa que fazem ou que acontece aos personagens. Algumas destas coisas que lhes sucedem são tão importantes que mudam o curso da história: são os EVENTOS DRAMÁTICOS. E, por sua vez, alguns destes eventos são tão poderosos que fazem a situação do protagonista dar um giro de 180 graus. Este tipo de evento se chama REVÉS, e afetará tudo o que acontece deste ponto em diante.
Aqui está um gráfico do ARCO DRAMÁTICO DE UMA HISTÓRIA. Observe a curva com atenção:
Esta curva representa a tensão dramática da história. Note que vai ascendendo, tendo picos em determinados pontos (eventos), e descendo logo depois destes picos (transição).
Agora descreverei para você cada um destes eventos:
Disparador
O disparador da história é um evento imprevisto que rompe o equilíbrio do MUNDO COTIDIANO DO PROTAGONISTA. O personagem se vê obrigado a agir para tentar restabelecer o equilíbrio e voltar à sua vida normal.
O disparador é a primeira manifestação do CONFLITO EXTERNO PRINCIPAL da história. É o que organiza a história, já que obriga os personagens a reagirem, e a se colocarem de um lado ou outro, ou seja, a tomar uma posição.
Podemos apresentar a vida normal do protagonista através de suas rotinas cotidianas e na sequência introduzir o disparador. Ou podemos iniciar a novela diretamente com o disparador e deixar que o leitor tire suas próprias conclusões sobre como era sua normalidade pela maneira como reage o protagonista. Utilizamos a reação do protagonista diante da situação desequilibrante para que o leitor deduza por contraste o que mudou para o personagem.
O disparador é a situação que desencadeia a história. É o momento em que se rompe o equilíbrio, mas o protagonista só pode REAGIR diante dessa situação, ainda não está em condições de DECIDIR o seu curso de ação. Do momento em que acontece o disparador até o primeiro revés, o protagonista resiste a entrar de cabeça no novo mundo com o qual se depara. O primeiro revés é o empurrão final, aquele evento que o obriga a comprometer-se com a nova situação em que se encontra.
Primeiro revés
É o início do CONFLITO INTERNO PRINCIPAL da história. É um evento que lança o protagonista no MUNDO EXTRAORDINÁRIO DA HISTÓRIA. Este é o ponto de onde o protagonista já não pode retomar sua vida normal. Tomou uma decisão ou lhe aconteceu algo pelo qual lhe é impossível recuperar seu mundo cotidiano. A única possibilidade que lhe resta é aventurar-se no desconhecido. O PRIMEIRO REVÉS é o fim do primeiro ato ou começo da história, e o início do segundo ato.
Crise
Durante o segundo ato, o protagonista deve enfrentar aos desafios que o novo mundo lhe apresenta. Deve enfrentar desafios cada vez mais difíceis até chegar a outro dos picos da história: a crise. A crise é o momento em que o protagonista parece ter chegado em um beco sem saída. As dificuldades que se acumularam o deixam agoniado e tudo parece perdido. Este é um momento chave para o protagonista, já que ele toma consciência de sua DEBILIDADE PRINCIPAL e se dá conta, além disso, de que para ter uma chance de obter êxito precisa fazer algum sacrifício. É um momento de alta tensão dramática e marca o final do segundo ato.
Clímax
Depois da crise, o nível de tensão cai, o protagonista toma um respiro e se prepara para alcançar o pico mais alto da história: o clímax. Aqui é onde ele enfrenta a maior prova de todas. Está em jogo seu êxito ou fracasso em alcançar sua meta de longo prazo. É sua oportunidade de superar definitivamente sua debilidade principal.
Resolução
Aquí é onde se veem os resultados da história. Se mostra dramaticamente o que o protagonista ganhou e se amarra os últimos fios soltos da história. É conveniente que a resolução não se estenda muito. A história já está completa.
Traduzido por Cristina Pereyra
Cristina Pereyra
Escritora
Brasil
www.cristinapereyra.com
Eu considero esse esquema perfeito. Sempre o utilizo para organizar minhas história, seja no momento de escrever ou correção. Quantas vezes nos perguntamos se a história vai muito devagar ou muito rápida? Aí está a medida perfeita!
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Dúvidas, sugestões e perguntas, deixe nos comentários. Estaremos procurando lhe atender e ajudá-lo a conquistar seu espaço no mercado literário.
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