A difícil tarefa de manter a concentração

Escribir concentrada
Escrever um livro não é uma tarefa simples. Não basta ter uma ideia - a inspiração -, é preciso muito trabalho para que a ideia se torne um livro. É preciso planejar, pesquisar, escrever, corrigir (várias vezes, pois sempre nos escapa algo) e formatar. E talvez seja preciso voltar ao primeiro passo... até que esteja satisfatório.
Um livro romântico tem, em média, mais de 40 mil palavras. Quantas palavras você escreve em uma hora? Já contou? Se ainda não, experimente. Então terá uma ideia do trabalho que demanda a mera ação de escrever um livro completo. Já terminou de escrever o seu livro? Nesse caso, você sabe muito bem do que eu estou falando. São muitas e muitas horas de escrita até que a história esteja terminada.
Se as etapas de planejar e pesquisar foram bem executadas, o escrever torna-se uma tarefa bem mais simples. Mas nem por isso fácil. Às vezes você tem muito tempo para escrever e nem assim o seu trabalho avança. Por quê? Foco. Esta é uma dificuldade compartilhada por uma grande - e muito grande - parcela das pessoas. Seja para tarefas simples, que exijam pouca concentração, ou para tarefas como escrever um livro, que necessitam uma boa dose de concentração, manter o foco em uma única tarefa não é fácil.
O que fazer? Conformar-se com o tempo perdido? De modo algum! Por ser uma dificuldade comum a muitas pessoas e que atrapalha o rendimento em vários campos da vida, existem diversos estudos sobre o tema. E também técnicas para minimizar os prejuízos causados pela falta de foco. São estas que nos interessam.
Poucas pessoas conseguem manter o foco por longos períodos de tempo. Como tirar proveito desta característica? Utilizando uma técnica denominada 'Pomodoro' (Oh! Não se trata de ir preparar uma bela macarronada utilizando molho de tomate!), que nada mais é do que trabalhar por períodos curtos de tempo, com breves intervalos entre eles.
A técnica Pomodoro foi criada há cerca de 30 anos e utiliza um cronômetro para marcar o tempo. Daí vem o seu nome, pois inicialmente seu criador utilizava um cronômetro de cozinha com a forma de um tomate (cujo nome em italiano é pomodoro). A proposta é trabalhar por 25 minutos (um pomodoro) sem interrupções e fazer uma pausa de 3 a 5 minutos. Após quatro pomodoros seguidos, fazer uma pausa longa, entre 15 e 30 minutos, para então repetir a sequência de períodos de trabalho e pausas.
Porém na realidade a técnica é muito mais do que somente marcar o tempo. É preciso muita disciplina para utilizá-la, pois a tentação de interromper os pomodoros quando algo que consideramos muito importante surge em nossa mente é grande. Uma sugestão é ter à mão papel e lápis, quando você pensa em algo que deve ser feito, ao invés de deixar a tarefa para fazê-lo, anote. Durante uma pausa você poderá realizar as atividades anotadas. Outra sugestão é que se você tiver muita dificuldade em ficar os 25 minutos propostos centrado em uma única tarefa, comece com pomodoros menores - 10 minutos por exemplo - até criar o hábito, e então vá estendendo o tempo até chegar aos 25 minutos. O segredo da técnica é nunca interromper o pomodoro. Se a princípio os 25 minutos lhe parecem demais e você pensa que nunca será capaz de alcançá-los, creia-me: você chega lá se tiver força de vontade.
Bem, originalmente a técnica consistia em utilizar o cronômetro de cozinha e marcar o número de pomodoros realizados em um papel. Hoje, temos algumas ferramentas que realizam estas tarefas. Encontramos apps gratuitos online e também para baixar.
Pomodoro me (http://www.pomodoro.me/) - uma ferramenta online, com pomodoros de 25 minutos, pausas configuráveis - as breves entre 3 e 5 minutos e as longas entre 10 e 30 minutos - e que realiza a sequência de pomodoros e pausas automaticamente depois de iniciada.
Tomatoi (http://tomatoi.st/) - ferramenta online não configurável e não automática (você tem que clicar no pomodoro, pausa breve ou pausa longa para iniciar o timer). Marca pomodoros de 25 minutos e pausas de 5 e 15 minutos.
Softwares para Windows: Keep Focused, MaToMaTo, Pomodoro Timer
Softwares para Mac: Pomodori, TimeBoxed, Menubar Countdown Multiplataforma: TeamViz Lite (versões para iPhone, Android, Windows, Mac, Linux) e tem a versão pro (paga) que permite a sincronização entre dispositivos.
Claro que há outras opções, que você encontra em uma busca pela web. Estes são apenas alguns exemplos.




Cristina Pereyra
Escritora
Brasil
www.cristinapereyra.com





ANUNCIO IMPORTANTE: Si te suscribes a nuestro blog el día de hoy, en los próximos minutos recibirás TRES SECRETOS PARA MEJORAR TU NOVELA... y un regalo sorpresa!!! Todo absolutamente GRATIS.




¡Comparte en Google+!

Publicado por Sianny

    Comenta con tu cuenta de BLOGGER
    Comenta con tu cuenta de FACEBOOK

0 comentarios:

Publicar un comentario