martes, 11 de febrero de 2014

Uma fórmula para escrever novelas românticas

Este é mais um artigo da série "Passos para escrever uma novela romântica", que abarca as diversas fases do processo de escrita, desde a ideia até a revisão.

Às vezes temos tantas ideias, escrevemos tantas cenas, pensamos em tantas coisas para nossos personagens... que acabamos nos perdendo! Essa fórmula é ideal para orientar nossa caminhada no processo de escrita e para revisar o texto, encontrando falhas, omissões e excesso de informação.



UMA FÓRMULA PARA ESCREVER, ORGANIZAR E REVISAR NOVELAS.

Hoje quero lhe ensinar uma fórmula que servirá para você organizar tramas, subtramas e cenas. É de múltipla aplicação e pode nos ajudar em qualquer etapa do processo de escrita (geração de ideia, escrita do rascunho, revisões).
 

Você pode utilizá-la para explorar e definir os arcos dos personagens, para descobrir arcos secundários da história, para compor cenas efetivas, para evitar desvios do foco da narração, para resumir grandes blocos de informações e para organizar ideias, para revisar um rascunho, para ajudá-lo a ordenar os capítulos e seções em uma progressão dramática adequada... Enfim, esta pequena fórmula é tão versátil como um canivete suíço e a partir de hoje você pode incorporá-la a sua caixa de ferramentas de novelista.

As perguntas que você deve responder para obter esta fórmula são as seguintes:

O QUE QUER? (meta)

PARA QUÊ? (motivação)

MAS? (conflito)

GANHA OU PERDE? (conclusão)

A fórmula seria lida assim:

{X personagem} QUER {ser, fazer, obter X}

PARA {solucionar X problema ou satisfazer X necessidade}

MAS {tudo se complica quando acontece X}

Você pode começar aplicando a fórmula aos protagonistas da sua história, e depois passar ao secundários e a cada um dos personagens menores que apareçam na sua novela.

O que faz esta pequena fórmula ser tão poderosa é que lhe permite pensar nas diferentes direções em que corre a sua história. Por isso eu lhe aconselho a não responder as perguntas imediatamente. Pense com calma e reflita sobre elas.

Este exercício, que a primeira vista parece muito simples, lhe obrigará a revisar e reconsiderar tudo o que sabe sobre os seus personagens.

Também irá descobrir que não há somente uma resposta para cada pergunta. Anote todas as variações que lhe vierem à cabeça. Um personagem pode ter múltiplas motivações e nem sempre está muito claro porque faz algo. Descobri-lo é o seu trabalho como novelista.

Espero que minha explicação desta fórmula lhe tenha resultado clara e útil, e que você possa começar a aplicá-la hoje mesmo.

Traduzido por Cristina Pereyra



Cristina Pereyra
Escritora
Brasil
www.cristinapereyra.com







Bem, além de aplicar nos meus manuscritos, eu utilizei essa fórmula no meu trabalho. Conduzi uma produção de texto com crianças de 6-7 anos utilizando essa fórmula, primeiro de forma coletiva, depois para uma produção individual. Nem todas as crianças compreenderam sua utilização, mas as que o fizeram, produziram textos muito melhores do que aqueles que haviam escrito no dia anterior. Os resultados foram realmente surpreendentes. Espero que também o sejam para você.

Escribe Romántica possui dezenas de artigos tão úteis quanto este, explore atentamente e descubra um mundo de possibilidades para melhorar a sua escrita e resolver os problemas que você encontra durante o processo. Tenho certeza de que eles lhe ajudarão tanto quanto me ajudaram - e continuam ajudando. Pouco a pouco irei traduzindo-os para o português.


Dúvidas, sugestões e perguntas, deixe nos comentários. Estaremos procurando lhe atender e ajudá-lo a  conquistar seu espaço no mercado literário.



ANUNCIO IMPORTANTE: Si te suscribes a nuestro blog el día de hoy, en los próximos minutos recibirás TRES SECRETOS PARA MEJORAR TU NOVELA... y un regalo sorpresa!!! Todo absolutamente GRATIS.



0 Comentarios:

Publicar un comentario