Escrevendo uma novela romântica: Ambientação

Este é mais um artigo da série "Passos para escrever uma novela romântica", que abarca as diversas fases do processo de escrita, desde a ideia até a revisão.

O cenário onde se desenvolve uma narrativa é uma peça fundamental para organizar a ação. Em todos os gêneros narrativos, inclusive a novela romântica. Um cenário bem escolhido auxilia no desenvolvimento da história, e o contrário pode destruí-la. E isso não é exagero.

O cenário não é apenas um pano de fundo, como muitas vezes se pensa ao fazer uma análise superficial. O cenário dialoga com os personagens e com a ação dramática. 

O tempo é outro elemento essencial para conduzir o leitor através da história que você quer contar de modo que ele veja exatamente aquilo que você quer lhe apresentar.

O artigo abaixo discute esses dois elementos e apresenta dicas e exercícios para você aperfeiçoar a sua escrita.



A AMBIENTAÇÃO NA NOVELA ROMÂNTICA

Continuamos com a série de artigos intitulada Passos para escrever uma novela romântica. Na entrada de hoje falarei da ambientação na novela romântica.

A ambientação é o ONDE e o QUANDO dos eventos da sua história. São os limites dentro dos quais se desenvolverá a ação dramática. Definir estas coordenadas antes de escrever o rascunho de sua novela lhe ajudará a centrar a narração em seu eixo.

O Onde da sua novela romântica

O "onde" é o cenário físico onde acontece a ação narrativa.

O cenário deveria ajudar a acentuar os conflitos da sua história. Repito: o cenário deve ajudar a acentuar os conflitos dos seus personagens e da história.

Utilize-o como um handicap do protagonista, quer dizer, como um obstáculo a mais que deverá superar para alcançar suas metas.
Uma regra que você pode empregar para definir os cenários da sua história é perguntar-se: "Em qual paisagem, em qual lugar, em qual situação meu personagem se sentiria mais incômodo? Onde correria maior perigo? Qual é o último lugar do mundo no qual queria estar neste momento da história?"

Bem, pois ali mesmo, onde seu personagem não estaria disposto a ir nem por um milhão de dólares, é exatamente onde você deve colocá-lo para que a ação dramática funcione em sua máxima potência.

Esta análise pode ser feita cena por cena, levando em conta todos os detalhes do cenário da ação para potencializar o arco dramático da história, e é indispensável nos grandes eventos dramáticos.

Para que o efeito do ambiente sobre o seu protagonista seja potente no começo da novela, pense em onde poderia acontecer o disparador da sua história. Depois pense qual é o lugar mais dramático para ambientar o primeiro revés, a crise, o clímax e a resolução.

O Quando da sua novela romântica

O "quando" de uma novela é o período de tempo em que transcorre a serie completa de acontecimentos, incluindo os antecedentes da história.

Existem duas maneiras básicas de ordenar o tempo narrativo: conforme a cronologia e conforme a trama. A primeira se refere à sucessão natural dos acontecimentos, seguindo a direção linear passado-presente-futuro.

A segunda pode ter uma infinidade de variações. É a maneira pela qual você, como escritor, decide apresentar os fatos da história. Ao invés de limitar-se a uma só direção, sua narrativa pode avançar dando saltos no tempo, pode ir do futuro para o passado, incluir flashbacks e flashforwards, ou passar a realidades alternativas (sonhos, visões, etc.). Quer dizer, você tem a liberdade de explorar o tempo como for mais conveniente para a história que deseja contar.

Um exercício de ambientação.

Realizar este exercício, além de ajudar-lhe a definir os diferentes tempos da sua novela, lhe ajudará a descobrir novas possibilidades para a sua história.

Quero que você pense no seguinte: Em quantos dias, semanas, meses ou anos transcorre a história principal? (Lembre que a história principal sempre ocorre no presente da história.)

Para responder a esa pergunta, faça o desdobramento dos eventos da sua novela em uma linha do tempo, de maneira cronológica.

Aqui você tem um exemplo de como deveria ser uma linha do tempo simples:



Desenhe-a em uma lousa ou folha grande, e utilize diversas cores, isso lhe ajudará a visualizar melhor os eventos dramáticos. Procure anotar cada intervalo de tempo com a maior precisão possível e não deixe de incluir os antecedentes da história.

Os antecedentes são tudo aquilo que ocorreu, ou pode ter ocorrido, antes dos eventos presentes de que trata a história principal. Os antecedentes não tem que estar necessariamente no passado da história, podem estar no futuro. Há muitas novelas que começam com um prólogo mostrando as consequências que a história teve sobre os personagens tempo depois de ocorrida. Isto também se considera antecedente, pois dá um marco à história.

Tudo que está ao redor da história que se conta é antecedente.

Uma vez que você tenha desenvolvido essa linha cronológica, imagine três maneiras alternativas de apresentar os eventos da história. O que aconteceria se a história começasse no momento de maior perigo para seu personagem? E se você dividisse a linha do tempo em pequenos fragmentos e os misturasse como um quebra-cabeças?

Escreva em poucas linhas as ideias para três começos e três finais distintos utilizando trechos diferentes da sua linha do tempo.

Ter a visão geral do arco cronológico completo da sua história lhe ajudará a encontrar novas maneiras de combinar o tempo e organizar as situações.

Ou, falando de outra maneira, analisar a sucessão temporal das ações irá lhe ajudar a desenhar melhor a trama da sua novela.

Espero não ter lhe deixado tonto com tantos conceitos. Falar sobre o emprego do tempo na novela sem ficar enrolado sempre é difícil. Se você tem dúvidas sobre a técnica de ambientação, deixe um comentário e tentarei responder sua consulta.

Traduzido por Cristina Pereyra


Cristina Pereyra
Escritora
Brasil
www.cristinapereyra.com






Quero acrescentar uma dica: se você escolher como cenário da sua novela romântica um lugar real, pesquise exaustivamente sobre ele. A internet fornece acesso fácil e rápido a informações fundamentais para caracterizar o ONDE da sua novela. Informações errôneas e/ou incoerentes do lugar onde acontece uma história tiram a credibilidade do autor. O leitor precisa acreditar no que você está contando para que aconteça a imersão na história, para que ele se sinta dentro dela.

Escribe Romántica possui dezenas de artigos tão úteis quanto este, explore atentamente e descubra um mundo de possibilidades para melhorar a sua escrita e resolver os problemas que você encontra durante o processo. Tenho certeza de que eles lhe ajudarão tanto quanto me ajudaram - e continuam ajudando. Pouco a pouco irei traduzindo-os para o português.

Dúvidas, sugestões e perguntas, deixe nos comentários. Estaremos procurando lhe atender e ajudá-lo a conquistar seu espaço no mercado literário.




ANUNCIO IMPORTANTE: Si te suscribes a nuestro blog el día de hoy, en los próximos minutos recibirás TRES SECRETOS PARA MEJORAR TU NOVELA... y un regalo sorpresa!!! Todo absolutamente GRATIS.



¡Comparte en Google+!

Publicado por Sianny

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentarios:

  1. Adorei este artigo de ambientação, foi-me muito útil. Obrigada!
    Iraide

    ResponderEliminar