miércoles, 19 de febrero de 2014

LIVRO IMPRESSO VERSUS EBOOK


Atualmente, muitos autores que estão publicando livros impressos também estão incluindo um e-book em seus planos.

Isso faz muito sentido. À medida que mais e mais pessoas se tornam usuários de e-readers como o Kindle, o mercado de livros eletrônicos cresce. E, para alguns tipos de livros, a procura de eBooks tende a crescer explosivamente.

Os eBooks são uma ótima maneira de apresentar o seu trabalho para o mundo, especialmente para determinados tipos de autores. O maior impacto de eBooks tem sido no mercado de ficção, e, especificamente, na novela romântica. Sem dúvidas
você deve considerar uma condição essencial para seus planos publicar em eBook.

Nesse caso, terá que preparar dois manuscritos, um para a versão impressa e outro para a edição digital?

Depende. Se você quiser um livro impresso com um formato bem básico, não. O mesmo arquivo gerará um eBook de boa qualidade. Porém, se a sua edição impressa possui ornamentos, utiliza espaçamentos diversos (coisas como capítulo que inicia no meio da página, espaço maior entre título e texto, entre outras), possui listas numeradas, recuos diversos, por exemplo, esse arquivo dará origem a um eBook de formatação inadequada.

Então, como você pode organizar seu livro enquanto você está preparando sua edição impressa para facilitar a transição para um eBook, quando chega a hora de convertê-lo?

Aqui estão algumas dicas que irão ajudá-lo.

Use estilos para controlar recuos de parágrafo, não use alguns espaços ou um [Tab] para recuar a primeira linha de seus parágrafos. Isso pode ser definido na definição de estilo em "recuo da primeira linha". Se o seu editor de texto possui essa opção em porcentagem, defina 10%.

Use estilos para controlar o espaço entre os parágrafos em vez de teclar [Enter] duas vezes. Você pode estipular este espaçamento na caixa de diálogo de formatação do parágrafo em "Espaçamento depois".

Não "cole" imagens ou gráficos, use a opção "Inserir" em seu lugar. Isso irá garantir que suas imagens e gráficos entrarão em seu eBook com a melhor resolução.

Inserir uma quebra de página entre os capítulos. Você pode fazer isso facilmente usando o comando "Inserir / Quebra manual / Quebra de Página".

Use estilos de título, não a formatação local, para dar ênfase. Os editores de texto possuem vários estilos de título, chamados Título 1, Título 2, e assim por diante segundo o seu nível. Você pode modificá-los ao seu gosto. Este procedimento garante que cada título semelhante esteja formatado com o mesmo estilo e que o seu livro resulte uniforme.

Use estilo de título 1 para os títulos dos capítulos. Isso permitirá que seja criada uma página de índice na conversão para eBook.

Mude de parágrafo utilizando "Enter" e não quebra de linha. Para verificar isso, você utiliza a ferramenta "Visualizar / caracteres não-imprimíveis". Todo final de parágrafo deve ter o símbolo .

Escreva os parágrafos continuamente, afinal o editor de texto faz a transição automaticamente. Não utilize  "Enter" ao final das linhas. Verificar como descrito acima.

Formate sua edição impressa como quiser, com cabeçalhos, rodapés, notas de rodapé e tudo o mais que desejar. Livros impressos nos são familiares, assim que não vejo necessidade em descrever suas característica. Já os livros eletrônicos... são um pouco diferentes e nem sempre estamos habituados com suas características.

Características de um eBook


1- Não possui página de tamanho definido e, portanto, tampouco quantidade de páginas definida (depende o dispositivo onde o leitor está lendo).


2- Não possui fonte e tamanho de letra definidos (o leitor pode modificá-los a seu gosto).

3- Deve ser funcional em telas pequenas (7" não é propriamente uma tela grande, mas eBooks também são lidos em smartphones)

Em virtude destas características, não possuem cabeçalho ou rodapé (a maioria dos programas de leitura ou e-readers apresentam o número da página em que se está e o total de páginas como um rodapé, e o título do livro e/ou autor como cabeçalho), páginas não são numeradas, a formatação é simples e os espaços entre textos e margens é pequeno.

Formatando o seu eBook

Sempre trabalhe em uma cópia de backup do arquivo do livro de impressão.

Como o tamanho da página e margens não importam no momento da conversão, você pode trabalhar com o formato de página original do arquivo. Este aspecto não altera o resultado final.

Elimine cabeçalhos e rodapés. Notas de rodapé podem ser mantidas se forem realmente necessárias. Uma solução prática para elas é transformá-las em hiperlinks dentro do texto e deixá-las como notas de capítulo (ao final do capítulo ou do próprio livro). Também, dependendo do caso, podem constar como nota do autor antes de iniciar o livro ou ao final.

Deixe apenas as imagens imprescindíveis, as decorativas é mais conveniente que sejam eliminadas.

Elimine as linhas vazias repetidas.

Fim. Seu arquivo para eBook está pronto para ser convertido corretamente. Fácil assim. Se você tiver utilizado as dicas de formatação acima, ele sairá perfeito.



Cristina Pereyra
Escritora
Brasil
www.cristinapereyra.com







ANUNCIO IMPORTANTE: Si te suscribes a nuestro blog el día de hoy, en los próximos minutos recibirás TRES SECRETOS PARA MEJORAR TU NOVELA... y un regalo sorpresa!!! Todo absolutamente GRATIS.



1 comentario: